Yoga

Yoga Integral
Prática de posturas e movimentos corporais, exercícios respiratórios, mentais e relaxamento. É um sistema milenar cujo objetivo é alcançar uma transformação do ser humano, no qual se busca uma melhor integração do ser, sobretudo pelo equilíbrio dos hábitos, pela alegria existencial, pela aspiração de ideais elevados de vida, pelo autocontrole e por muitos outros meios direcionados às metas desejadas de evolução.

Hatha Yoga
A expressão Hatha Yoga pode ser traduzida, dividindo-se as sílabas, nas palavras "ha" (sol) e "tha" (lua), cujo significado é atribuído à busca do equilíbrio das forças solar e lunar, masculina e feminina como objetivo final dessa prática.

O Hatha Yoga é um ramo do Raja Yoga e tem ênfase na puricação, fortalecimento e preparação do corpo físico para que possa transcender a consciência, através do controle mental. Seus praticantes acreditam que o corpo deve estar bem trabalhado e preparado para suportar a força e o peso da elevação espiritual. São utilizados kriyas, asanas, pranayama, mudra e bandhas para controlar o prana e consequentemente a mente. As posturas (asanas) devem ser praticadas com consciência e foco nos objetivos do Hatha Yôga, respeitando os limites do corpo.


Tantra Yoga
Nesta abordagem as ásanas (posturas) realizadas possuem características especiais, principalmente no que diz respeito a sua execução. Os movimentos realizados buscam equilibrar as secreções das glândulas endócrinas (hormônios) e controlar os vrittis (propensões mentais) dos chacras. As ásanas realizadas na linha do Tantra Yoga têm o objetivo principal preparar o corpo para a prática de meditação.

Shivam Yoga
Linha de Yoga alicerçada nos princípios das filosofias mais antigas da Índia e da humanidade - o Samkhya e o Tantra – e, também, nas bases que fundamentam o Yoga Tradicional Indiano. Assim, as técnicas do Shivam Yoga buscam propiciar a integração de Purusha (espírito) com Prakritti (matéria), desenvolvendo naqueles que o praticam força, energia, poder, autodomínio físico e psíquico, autoconhecimento e um profundo despertar da consciência de que somos seres interligados com o Cosmo e de que podemos vivenciar nossa existência de forma plena e feliz.

Kundalini Yoga
Prática com ênfase nas posturas (asanas) que seguem um ritmo próprio, sincronizado com a respiração (pranayamas), com os gestos com as mãos (mudras) e com os cânticos (mantras). Finaliza-se com a prática de meditação direcionada a um objetivo. Geralmente, as práticas são acompanhadas de músicas que, na verdade, são mantras musicados no dialeto gurumukhi (a linguagem sagrada dos gurus) para entrar em sintonia com a sabedoria infinita e a energia criativa dentro de cada um.

Sahaja Yoga
Linha que tem seu foco maior na meditação. Se destina a qualquer pessoa de qualquer idade que deseje encontrar a sua verdadeira essência, o Si , que é cheio de paz, alegria de viver e amor pelos outros. Sahaja significa espontâneo ou inato e Yoga significa união, podendo ser traduzida como o método de União espontânea com o Divino que habita seu interior.
Por meio dessa meditação a pessoa pode aprender não somente como diagnosticar e decodificar o estado do próprio sistema sutil interno dela, como também pode aprender técnicas de limpeza para se reequilibrar e cultivar a paz e bem-estar no seu dia-a-dia.
Conheça mais em www.sahajayoga.org.br

UNIVERSO ÍNDIA 2011

PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA /25 DE NOVEMBRO 19h30
PALESTRA COM DANÇA CLÁSSICA INDIANA

"Dança Indiana ao longo dos séculos: Tradição, Renovação e Inovação" demonstração de Bharata Natyam com Krishna Sharana - Bailarina representante do Aatmalaya Institute (Bangalore) no Brasil.


SÁBADO / 26 DE NOVEMBRO 19h30
ÍNDIA FEST:

Festa com apresentações de Dança indiana com Krishna Sharana, Ana Paiva e grupo, Roda de Dança Circular, Música indiana ao vivo, Vídeos, Tenda de Produtos e Comida típica, Arte em Hena, exposição fotográfica.


DOMINGO / 27 DE NOVEMBRO de 15h às 18h
WORKSHOP DE DANÇA INDIANA BHARATA NATYAM EM VILA VELHA (MARZEN)

Uma breve jornada à incrível história da dança indiana através do aprendizado de rítmos, passos básicos, poses esculturais dos Deuses e Deusas,
gestos das mãos (Hastas) e expressões. O aluno concluirá o aprendizado com o aprendizado de uma pequena dança.

Aula conduzida pela professora Krishna Sharana, formada em Bharata Natyam, representante do Aatmalaya Institute (Bangalore) no Brasil.

VEJA A AGENDA COM OUTROS HORÁRIOS DE WORKSHOPS (28 e 30 de novembro, 01 e 04 de dezembro)


SEGUNDA À SEXTA / 28 DE NOVEMBRO À 02 DE DEZEMBRO 19h30
MOSTRA DE CINEMA INDIANO – CINECLUBE BOLLYWOOD

A entrada no valor de R$5,00 dará direito à pipoca e refresco.
Traga sua canga, almofada ou tapete!

VEJA A AGENDA DE FILMES EM EXIBIÇÃO


SÁBADO / 03 DE DEZEMBRO de 9h às 20h
DIA ZEN

Dia de atividades e técnicas para seu bem-estar oferecidas a preços promocionais.

O ingresso no valor de R$10,00 dará direito à todas as aulas* oferecidas no dia.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE AULAS E ATENDIMENTOS PROMOCIONAIS


DOMINGO / 04 DE DEZEMBRO de 15h às 18h
WORKSHOP DE DANÇA INDIANA BHARATA NATYAM EM VITÓRIA (STUDIO ALMA ANDALUZA)

Uma breve jornada à incrível história da dança indiana através do aprendizado de rítmos, passos básicos, poses esculturais dos Deuses e Deusas,
gestos das mãos (Hastas) e expressões. O aluno concluirá o aprendizado com o aprendizado de uma pequena dança.
Aula conduzida pela professora Krishna Sharana, formada em Bharata Natyam, representante do Aatmalaya Institute (Bangalore) no Brasil.

VEJA A AGENDA COM OUTROS HORÁRIOS DE WORKSHOPS